terça-feira, 8 de janeiro de 2013

IMPRESSÕES: Doida por Ti

Uma novela portuguesa, com uma trama manjada, mas de produção honesta e elenco simpático. Assim pode ser definida a novela que a TVI estreou no final de outubro do ano passado. A trama entrou no ar com a missão de alavancar a audiência dos fins de tarde do canal que estavam em baixa com sua antecessora, Morangos com Açúcar (uma espécie de Malhação local).
É a história de um amor platônico. Olívia gosta de Miguel. Ele é o homem sos seus sonhos, mas na verdade ele possui um caráter duvidoso e comportamento egoísta. Envolvido em negócios suspeitos, sua vida está ameaçada e é justamente Olívia que impede sua morte.
Como consequência do atentado, Miguel fica em coma. No hospital, Olívia se apresenta como sua noiva para a família do rapaz. Todos acreditam e ficam surpresos com a notícia. Neste ponto termina o primeiro capítulo.
A partir daí teremos uma série de desencontros amorosos, pois David, irmão de Miguel, vai se apaixonar por Olívia. Mas, Miguel vai despertar do coma e dar continuidade à farsa, fingindo um namoro com Olívia. Este namoro mexe com o ciúme de Bianca, noiva de David, que tem um caso com Miguel e quer se livrar de Olívia.
Uma novela suave, com muitos núcleos cômicos. Li que não é lá um sucesso, mas consegue manter níveis razoáveis de audiência.
Fica provado com esta trama que nada se cria e tudo se copia. O ponto de partida da novela está claramente inspirado no filme Enquanto Você Dormia. E dentro dos outros núcleos vamos encontrar referências à outras comédias do cinema e do próprio mundo da novela. Uma garota não muito bela vai fantasiar uma paixão por um rapaz metido a galã, no melhor estilo Betty, a Feia. Em outro núcleo, um rapaz vai se disfarçar de mulher para conseguir um emprego, algo já visto em filmes como o célebre Tootsie e, recentemente, na novela colombiana En los Tacones de Eva, que ganhou até uma versão mexicana.
Pena que as produções portuguesas não cheguem aqui. Eles possuem muitas histórias boas de assistir.