quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NOVELHA: Barriga de Aluguel

Já que falamos de Salve Jorge e Glória Perez, vamos falar de um grande sucesso do passado dela.
Em Barriga de Aluguel vivemos uma história forte, contundente e atual. Sem aberturas para fantasias outras que não fossem as vidas de personagens bem reais.
É a história de Ana (Cássia Kiss) e Zeca (Vitor Fasano), um casal que sofre por não conseguir ter um filho. A solução encontrada por eles é alugar uma barriga. Aí, entra Clara (Cláudia Abreu) que cede seu útero para a gestação de um bebê do casal. Ela recebe um bom dinheiro para isso. Mas, durante a gestação ela se apega à ideia de ser mãe e quando o bebê nasce, não quer entregar a criança.
Começa uma disputa judicial que vai decidir o futuro da criança e que motivou a audiência a discutir qual das duas mães teria o direito de ficar com o bebê.
Foi uma das mais longas novelas das seis da Globo com mais de 240 capítulos. Foi a novela que promoveu Glória Perez ao horário das oito, onde ela iria estrear dois anos depois com  De Corpo e Alma.
Novelas como esta provam que se há uma boa história para ser contada não há a necessidade de inventar viagens para qualquer canto do mundo. Uma trama de apelo conquista o público quando há sintônia perfeita entre texto, direção e atores. Uma combinação que não tem nada de simples e quando ocorre provoca a magia do sucesso.
Quem assina televisão a cabo teve a chance de acompanhar recentemente uma reprise da trama no canal Viva. Quem não assina fica na saudade, porque sempre que lembramos de novelas antigas fica a impressão de que tudo que era feito no passado parecia ser muito melhor. Será que é isso mesmo ou isso é coisa das almas saudosistas?