domingo, 26 de julho de 2009

BOAS VINDAS

Novela é questão de gosto. Uns odeiam, outros amam, mas os que amam não perdem um só capítulo de sua novela favorita. Entre os que amam existem os que seguem determinados estilos de novela. Alguns gostam de tramas de época, outros preferem as realistas, a fantasia de algumas histórias servem como escape do público para a dura vida que levamos todos os dias nas ruas.
Qual seu estilo favorito?
Eu gosto de quase todos os estilos. Sou um noveleiro convicto. Quando comento que gosto de uma novela da Globo, ouço um comentário de que ver novela é perda de tempo. Quando comento que gosto de novelas mexicanas, já cheguei a ouvir que meu perfil não combina com esse tipo de novela.
Qual o problema de gostarmos de uma novela estrangeira? Nenhum. O que está em jogo é a chance de ver uma boa história, contada de um jeito que nem sempre é parecido ao que estamos acostumados pelo hábito de termos crescido vendo as novelas da Globo.
Não digo que o que a Globo faz é ruim. Para mim, ela é uma das melhores no que faz. Mas, ao longo desta década, o avanço técnico fez com que a concorrência no mercado interno e externo aumentasse e muito. Hoje, a Record já faz barulho com algumas de suas produções e já causou preocupação à líder de audiência. Em Portugal, as tramas da Globo já não causam mais furor como antigamente. A TVI, investiu em produções nacionais, aprimorou a qualidade de suas novelas e possui, atualmente, três horários de novelas com sólida liderança. Para se ter uma ideia, numa das últimas estreias da TVI, a emissora passou dos 50% de share, na audiência, deixando a novela mais importante da Globo, em exibição por lá, com modestos 11%.
O público gosta mais do que é feito em seu país. Há uma tendência natural por preferirmos aquilo que é feito em casa. Novela é como comida, a feita por aqui, tem o nosso tempero, o nosso sabor. E isso é fundamental para o sucesso.
Mas, se você está mais aberto a experimentar, vale a pena dar uma corrida pelo Youtube e dar uma olhada nas coisas boas que estão sendo feitas por aí. Ao longo dos próximos dias, vamos comentar sobre os mais variados tipos de novelas que estão despontando no Brasil e pelo mundo afora. Se você é noveleiro como eu, seja bem vindo ao nosso blog.